Você é produtor e está planejando como fazer seu evento, mas está com dúvidas sobre geradores? Antes de tudo precisamos levantar algumas informações como: tipo de iluminação utilizada, quantidade de som, qual banda irá tocar, dentre outros.

É de extrema importância levantar o máximo de informações possíveis para que no dia do seu evento tudo ocorra bem. Já pensou ficar sem luz justo na hora em que o convidado mais importante acabou de chegar? Pois bem! Vamos entender o que difere um gerador de outro.

kVA (Kilovoltampere)

Medida utilizada nos geradores

Os geradores normalmente são locados de acordo com sua potência, e o quanto de energia eles podem fornecer. A unidade de medida empregada nesses aparelhos é o kVA (kilovoltampere) e o mais comum no mercado é o gerador de 180kVA, que atende as necessidades comuns. Essa é a diferença básica entre eles.

Diesel (Biodiesel)

Polui muito?

Essas máquinas potentes contam com um motor a combustão interna, normalmente alimentadas por diesel, que conseguem gerar a energia necessária para atender a sua necessidade. Em caso de falhas de energia, os geradores são acionados automaticamente e suprem com energia elétrica onde precisar. No caso de eventos, onde o consumo de energia é maior, eles são de extrema importância, uma vez que buscam não depender das fontes de energia convencionais para alimentar a sua festa.

Por serem movidos a diesel, há uma grande preocupação com o meio ambiente, e a queima do Biodiesel é encontrada nas máquinas mais modernas. Este combustível é feito a partir de fontes renováveis e emitem menos poluentes, em comparação à queima do diesel tradicional. Com isso, outra diferença é o tipo de combustível que alimenta o equipamento, gasolina/diesel/biodiesel.

Manutenção

Melhor prevenir do que remediar

O fator básico para o bom funcionamento de um gerador, assim como de outros equipamentos, é estar em dia com as manutenções. Pense como se fosse um carro, um veículo revisado não trás dor de cabeça. Como um gerador também é movido a motor a combustão, essa regra também vale por aqui. Opte sempre por empresas que mantém as manutenções de seus aparelhos em dia, e que conte com equipe especializada para instalação e manuseio dos equipamentos. Além disso, máquinas recentes apresentam mais dispositivos de segurança, além de uma maior eficiência energética.

Vantagens de usar gerador

Vale a pena? Por que?

Existem inúmeras vantagens em usar geradores em seu evento. A depender da localidade, não há ponto de luz disponível, e o uso desses equipamentos é uma forma de resolver esse problema. Além disso, a geração de energia através desses aparelhos em alguns casos é mais barata do que as concessionárias tradicionais. Outro fator é o fornecimento constante de energia, substituindo os possíveis picos encontrados nas formas convencionais de fornecimento.  Portanto, seu uso é altamente recomendável para que tudo ocorra bem no seu evento.

Qual o melhor para meu evento?

Agora que você já sabe as diferenças básicas entre os geradores, como saber qual o melhor para o seu evento? Primeiro, você precisa saber as demandas básicas, quanto de som você vai colocar, como vai ser a sua iluminação e a quantidade dela. Precisa saber também se o local do seu evento conta com ponto de iluminação e se supre sua necessidade. A partir daí você vai saber qual a potência necessária e qual gerador você vai precisar, mas não se preocupe, pois, empresas especializadas entendem bem do assunto.

Outra informação importante é saber qual combustível é utilizado, e se o equipamento conta com sistemas de segurança, afinal não queremos um acidente no nosso show. Por fim, queremos máquinas novas e silenciosas, para não termos uma disputa de som contra a nossa atração.

Portanto, se você está buscando empresas especializadas para locação ou venda de geradores, temos uma para te recomendar. A SBLOK atua na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, e é responsável pelos geradores das máquinas de ar condicionado do Salvador Hall. Contando com aparelhos novos e silenciosos, a empresa tem profissionais capacitados que fazem a manutenção e operam os aparelhos de forma excelente. Assim, não ficamos sem energia durante nossos eventos e nem deixamos nossos convidados com calor, trabalhando com o ar condicionado no máximo para maior conforto.